TAJ Curitiba inova com experiência autodidata que transforma a forma de degustar whisky no Brasil

TAJ Curitiba lança experiência autodidata de whisky com até 110 rótulos

Com uma das maiores cartas de whisky do país e mais de duas décadas de história, o TAJ Curitiba lança um projeto ousado que promete transformar a relação dos brasileiros com a tradicional bebida. A partir de 2 de julho, a casa apresenta uma experiência autodidata e sensorial que convida o público a se tornar protagonista da própria degustação — sem depender de especialistas à mesa.

A ideia surgiu da necessidade de criar um modelo funcional para um ambiente de grande movimentação, como o do TAJ, que recebe centenas de pessoas por noite. A solução foi uma metodologia educativa e acessível, capaz de instruir com leveza e sofisticação, mesmo sem a presença de um sommelier. A curadoria é de Pablo Moya, criador de diversas ações criativas no bar e apaixonado por cultura etílica. Segundo ele, o projeto nasceu para aproximar mais pessoas desse universo, quebrando a ideia de que o whisky é uma bebida restrita.

“Queremos mostrar que whisky não é um universo restrito. Com as ferramentas certas, qualquer pessoa pode entender, experimentar e se apaixonar pela bebida”, afirma Pablo Moya, idealizador do projeto.

A experiência inclui uma régua com três doses de 25 ml cada, apresentadas em sequência de degustação, acompanhadas por cards ilustrados com informações sobre cada rótulo. Um QR Code direciona o participante para conteúdos complementares, como vídeos, fichas técnicas e curiosidades. Para aguçar ainda mais os sentidos, o kit traz acessórios como: conta-gotas com água mineral (para liberar aromas), grãos de café (para neutralizar o olfato), lascas de maçã verde e biscoitos neutros (para limpar o paladar) e uma lupa — item pensado com carinho especialmente para o público mais velho.

A carta conta com até 110 rótulos, reunindo whiskies escoceses, irlandeses, japoneses, brasileiros, americanos, blendeds e single malts — com espaço para atualizações e rótulos exclusivos. E mais: o TAJ terá uma loja própria para venda de garrafas, incluindo edições raras.

O movimento reforça a tendência de crescimento do consumo de whisky no Brasil. Segundo a consultoria Bridge Market Research, o mercado deve atingir US$ 98,48 bilhões até 2031, com crescimento anual de 5,56%. Em junho de 2024, a Indicação Geográfica (IG) do whisky escocês foi reconhecida no Brasil, reforçando a confiança na origem e qualidade do produto e podendo gerar um impacto econômico de até R$180 milhões em cinco anos, de acordo com o Ministério de Negócios e Comércio do Reino Unido.

Mais do que uma nova carta de bebidas, o projeto do TAJ Curitiba é um convite à descoberta, à educação e ao prazer de beber com consciência, explorando os sabores com autonomia e curiosidade.

Descubra mais sobre experiências com bebidas no Onde Beber.

TAGGED:
Compartilhe este artigo