Heineken entrega primeira microfloresta no Nordeste, em Recife

Projeto no bairro da Várzea faz parte da meta da marca de plantar 19 microflorestas no Brasil até 2030, como parte da plataforma Green Your City

A Heineken acaba de entregar sua primeira microfloresta no Nordeste, em Recife (PE). O plantio, realizado em parceria com o Grupo Cornélio Brennand e a Iron House, marca a quarta microfloresta urbana implantada pela marca no Brasil. A ação faz parte da plataforma Green Your City, que visa repensar os espaços urbanos com foco em sustentabilidade e qualidade de vida.

A Heineken acaba de entregar sua primeira microfloresta no Nordeste, em Recife (PE)
A Heineken acaba de entregar sua primeira microfloresta no Nordeste, em Recife (PE)

Instalada em um terreno da Iron House no bairro da Várzea, a área de 1.250 metros quadrados foi escolhida por seu valor histórico, cultural e ambiental. Além de ser um dos bairros mais populosos e extensos da capital, a Várzea abriga a Mata da Várzea — um dos maiores redutos de Mata Atlântica da cidade. No local, foram plantadas mil mudas de cerca de 60 espécies nativas do bioma.

O projeto, desenvolvido com apoio do paisagista Ricardo Cardim e da metodologia Floresta de Bolso, busca fomentar a biodiversidade nos centros urbanos. A iniciativa contou com um mutirão voluntário que reuniu cerca de 70 pessoas, entre moradores da região e colaboradores dos grupos envolvidos.

Mais do que árvores: legado, cultura e consciência ambiental

A microfloresta vai ajudar na redução da temperatura local, aumentar a umidade do ar, reter água da chuva, diminuir a poluição sonora e melhorar a qualidade do ar. Além dos ganhos ambientais, a proposta tem forte conexão com o legado cultural da Várzea, onde manifestações populares como o maracatu e a ciranda mantêm viva a identidade local.

A iniciativa reforça o compromisso da Heineken com a criação de cidades mais verdes
A iniciativa reforça o compromisso da Heineken com a criação de cidades mais verdes.

A iniciativa reforça o compromisso da Heineken com a criação de cidades mais verdes, inclusivas e sustentáveis. Até 2030, a marca planeja plantar 19 microflorestas em diversas regiões do Brasil. As três primeiras foram implantadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, totalizando mais de 3 mil mudas plantadas em áreas estratégicas.

“Queremos mostrar ao mundo que é possível abordar a sustentabilidade de maneira leve, aberta e envolvente”, afirma Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da Heineken no Brasil.

Além das microflorestas, o grupo também desenvolve projetos de restauração florestal em parceria com a SOS Mata Atlântica, e iniciou em 2024, com o projeto Heineken Spin, uma floresta agroflorestal de 767 hectares em Itu (SP), voltada ao cultivo de limão orgânico.

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