O Brasil foi destaque no Festival Internacional de Criatividade de Cannes em 2025 com um projeto inusitado: a Memento Beer, cerveja sem álcool desenvolvida com foco em prevenção ao Alzheimer. Criado pela Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) e executado pela agência Ogilvy Health, de Nova Iorque, o projeto conquistou o Leão de Prata na categoria Health & Wellness, superando mais de mil inscritos de todo o mundo.
O diferencial da Memento Beer está na sua composição: a bebida utiliza quatro variedades específicas de lúpulo — Tettnang, Cascade, Saaz e Summit — conhecidas por conterem altos níveis de polifenóis. Segundo um estudo da Universidade de Milão, essas substâncias antioxidantes ajudam a combater o estresse oxidativo e inibir a formação de placas beta-amiloides, dois fatores associados à progressão da Doença de Alzheimer.
Mais que uma nova bebida no mercado, a proposta é inovadora: trata-se de uma cerveja com propósito científico e impacto social. “Estamos honrados. O Cannes Lions é o Oscar da propaganda e sua repercussão dá mais visibilidade ao projeto que tem justamente o objetivo chamar a atenção para pesquisas relativas ao Alzheimer e sua prevenção. Mais do que falar sobre o potencial efeito neuroprotetor do lúpulo, este é um projeto que alerta para a doença e quer valorizar as boas memórias”, afirma Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva.

Do laboratório para o copo
A receita da Memento Beer foi elaborada com consultoria do Dr. Glauco Caon, doutor em fisiologia e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Segundo ele, a ideia é levar o cuidado preventivo para ambientes cotidianos: “Estamos acostumados a associar o combate às doenças a hospitais e medicamentos. Com a Memento Beer, propomos um novo ponto de partida: o cuidado preventivo, a proteção, que pode começar em uma roda de amigos, nos bares e restaurantes, com ciência no copo e afeto na conversa.”

Para ser reconhecida como Memento, a cerveja precisa seguir a legislação brasileira para bebidas sem álcool e conter obrigatoriamente os quatro lúpulos estudados no artigo científico “Alzheimer’s Disease Prevention through Natural Compounds…”, publicado pelo Departamento de Biotecnologia e Biociências da Universidade de Milano-Bicocca. O estudo pode ser acessado neste link.
Colaboração aberta e impacto nacional
A Abracerva abriu o projeto para outras cervejarias artesanais brasileiras interessadas em produzir suas próprias versões da Memento, desde que sigam os princípios estabelecidos. A cervejaria SIM! Cerveja, especializada em rótulos sem álcool, foi a responsável pela receita piloto. “Optamos por fazer uma American Lager. Foi desafio interessante para nós fazermos a primeira Memento pois não é simples combinar os lúpulos do projeto que têm perfis bem diversos como cítrico, floral e terroso. Escolhemos utilizar no final da fervura para dar aroma e funcionou muito bem”, conta David Figueira, co-founder da SIM!

Cervejarias de diferentes regiões do país já se uniram ao movimento: Cambuí (Brasília), Dádiva (Várzea Paulista), Louvada (Cuiabá, Porto Velho e Indaiatuba), Proa (Salvador) e Salva (Bom Retiro do Sul) estão entre as primeiras a aderir.

Apesar de não ser considerada uma forma de tratamento, a Memento Beer atua como instrumento de conscientização e valorização das memórias. “A Memento vem para quebrar paradigmas. Ela mostra que a cerveja, historicamente um alimento, eventualmente pode ser um instrumento de prevenção em saúde pública, inovação e consciência coletiva. Sem álcool, ela traz a mensagem da moderação e ao tocar no tema da memória busca valorizar e perpetuar as ótimas recordações que muitos brasileiros têm quando o assunto é cerveja”, finaliza Tarantino.
Para saber mais, acesse o site oficial da Memento Beer: www.mementobeer.com.