Cerveja sem álcool com propósito social vence prêmio em Cannes

O projeto concorreu na categoria Health & Wellness com 1165 inscritos de diversos países.

O Brasil foi destaque no Festival Internacional de Criatividade de Cannes em 2025 com um projeto inusitado: a Memento Beer, cerveja sem álcool desenvolvida com foco em prevenção ao Alzheimer. Criado pela Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) e executado pela agência Ogilvy Health, de Nova Iorque, o projeto conquistou o Leão de Prata na categoria Health & Wellness, superando mais de mil inscritos de todo o mundo.

O diferencial da Memento Beer está na sua composição: a bebida utiliza quatro variedades específicas de lúpulo — Tettnang, Cascade, Saaz e Summit — conhecidas por conterem altos níveis de polifenóis. Segundo um estudo da Universidade de Milão, essas substâncias antioxidantes ajudam a combater o estresse oxidativo e inibir a formação de placas beta-amiloides, dois fatores associados à progressão da Doença de Alzheimer.

Mais que uma nova bebida no mercado, a proposta é inovadora: trata-se de uma cerveja com propósito científico e impacto social. “Estamos honrados. O Cannes Lions é o Oscar da propaganda e sua repercussão dá mais visibilidade ao projeto que tem justamente o objetivo chamar a atenção para pesquisas relativas ao Alzheimer e sua prevenção. Mais do que falar sobre o potencial efeito neuroprotetor do lúpulo, este é um projeto que alerta para a doença e quer valorizar as boas memórias”, afirma Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva.

Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva
Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva

Do laboratório para o copo

A receita da Memento Beer foi elaborada com consultoria do Dr. Glauco Caon, doutor em fisiologia e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Segundo ele, a ideia é levar o cuidado preventivo para ambientes cotidianos: “Estamos acostumados a associar o combate às doenças a hospitais e medicamentos. Com a Memento Beer, propomos um novo ponto de partida: o cuidado preventivo, a proteção, que pode começar em uma roda de amigos, nos bares e restaurantes, com ciência no copo e afeto na conversa.”

Glauco Caon, doutor em fisiologia, é o consultor técnico do projeto
Glauco Caon, doutor em fisiologia, é o consultor técnico do projeto

Para ser reconhecida como Memento, a cerveja precisa seguir a legislação brasileira para bebidas sem álcool e conter obrigatoriamente os quatro lúpulos estudados no artigo científico “Alzheimer’s Disease Prevention through Natural Compounds…”, publicado pelo Departamento de Biotecnologia e Biociências da Universidade de Milano-Bicocca. O estudo pode ser acessado neste link.

Colaboração aberta e impacto nacional

A Abracerva abriu o projeto para outras cervejarias artesanais brasileiras interessadas em produzir suas próprias versões da Memento, desde que sigam os princípios estabelecidos. A cervejaria SIM! Cerveja, especializada em rótulos sem álcool, foi a responsável pela receita piloto. “Optamos por fazer uma American Lager. Foi desafio interessante para nós fazermos a primeira Memento pois não é simples combinar os lúpulos do projeto que têm perfis bem diversos como cítrico, floral e terroso. Escolhemos utilizar no final da fervura para dar aroma e funcionou muito bem”, conta David Figueira, co-founder da SIM!

Receita foi desenvolvida pela SIM!, especializada em cervejas sem álcool.
Receita foi desenvolvida pela SIM!, especializada em cervejas sem álcool.

Cervejarias de diferentes regiões do país já se uniram ao movimento: Cambuí (Brasília)Dádiva (Várzea Paulista)Louvada (Cuiabá, Porto Velho e Indaiatuba)Proa (Salvador) e Salva (Bom Retiro do Sul) estão entre as primeiras a aderir.

Cinco cervejarias de diversas regiões do país já se interessaram pelo projeto
Cinco cervejarias de diversas regiões do país já se interessaram pelo projeto

Apesar de não ser considerada uma forma de tratamento, a Memento Beer atua como instrumento de conscientização e valorização das memórias. “A Memento vem para quebrar paradigmas. Ela mostra que a cerveja, historicamente um alimento, eventualmente pode ser um instrumento de prevenção em saúde pública, inovação e consciência coletiva. Sem álcool, ela traz a mensagem da moderação e ao tocar no tema da memória busca valorizar e perpetuar as ótimas recordações que muitos brasileiros têm quando o assunto é cerveja”, finaliza Tarantino.

Para saber mais, acesse o site oficial da Memento Beer: www.mementobeer.com.

TAGGED:
Compartilhe este artigo