Quando falamos em harmonizações, a primeira imagem que surge à mente ao mencionar sushi é, sem dúvida, uma taça de saquê bem gelada. Mas, para quem quer inovar no paladar, é hora de experimentar algo diferente: que tal espumantes e vinhos para acompanhar o seu próximo combinado? Em comemoração ao Dia do Sushi, celebrado em 1º de novembro, a Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta sugestões irresistíveis para transformar a sua experiência gastronômica em algo memorável.
O frescor do espumante com sushi? Sim, por favor!
O sommelier André Luís Rech é categórico: espumantes brancos e rosés são as pedidas ideais para quem adora um festival de sushi. Ele recomenda o Garibaldi Pinot Noir Rosé Brut, uma escolha elegante com acidez equilibrada e pouca doçura. “Ele tem uma presença menor de açúcar. É um espumante estruturado e com acidez equilibrada, casando perfeitamente com todos os sabores de um festival”, explica. Outra sugestão certeira é o vinho Garibaldi Chardonnay, que traz aromas frescos e uma acidez leve, ideal para quem aprecia vinhos jovens e vibrantes.
Para os fãs de algo mais docinho
Nem todos têm o paladar para espumantes secos. Pensando nisso, Rech sugere o Garibaldi Prosecco Rosé SWEET. Com um toque mais adocicado, mas sem exageros, é a opção perfeita para quem não dispensa um toque de doçura durante o jantar. “É a melhor opção de espumante mais docinho para acompanhar esses momentos gastronômicos, pois não tem tanto açúcar como um moscatel.”, reforça.
Vinhos brancos e sashimis: um casamento de sabores
Agora, se você é do time dos sashimis e peças à base de arroz, um bom vinho branco pode ser a combinação dos sonhos. O Granja União Riesling, por exemplo, é uma ótima pedida. Segundo o sommelier, sua acidez equilibrada e maciez complementam os sabores sutis do peixe sem sobrepujá-los. “Indico um vinho que tenha uma mineralidade em aroma e no paladar e que não tenha aromas intensos, para que não sobressaiam ao sabor sutil e delicado dos frutos do mar”, comenta Rech.
Temaki e ceviche: harmonizações para surpreender
O temaki, esse cone delicioso de alga recheada com peixe e arroz, também merece um acompanhamento à altura. O Granja União Riesling surge novamente como estrela, equilibrando os sabores marcantes e mantendo a harmonia entre vinho e prato. E se o seu restaurante de sushi favorito oferece ceviche, um prato de origem peruana mas muito amado por aqui, a dica é optar por vinhos brancos mais aromáticos, como o Garibaldi VG Palava ou o Garibaldi Sauvignon Blanc. Ambos trazem a jovialidade e intensidade aromática que o ceviche pede. “Eles são perfeitos, pois equilibram sabor e autenticidade com as intensidades dos sabores”, afirma o sommelier.
Aproveite o Dia do Sushi para se aventurar por novas harmonizações e descobrir que, sim, sushi e espumante formam um casal mais que perfeito. Kampai!