Onde aproveitar mocktails no Dry January em São Paulo

O Dry January vem deixando de ser apenas um desafio pontual para se consolidar como reflexo de um comportamento mais amplo. A pausa no consumo alcoólico durante o mês de janeiro acelera a presença dos mocktails nos menus e reforça uma tendência clara de consumo consciente, que já vinha se desenhando desde o pós-pandemia.

Depois de um período marcado por excessos, o mercado começa a responder a um novo desejo do público. Bebidas sem álcool deixaram de ser alternativas improvisadas e passaram a ocupar espaço de destaque na coquetelaria. Esse movimento aparece em levantamentos de tendências da Af&Co e da Carbonate e também no relatório Pinterest Predicts, que aponta crescimento consistente no interesse por drinks zero álcool.

A mudança não se limita a bares autorais. Grandes grupos do setor passaram a investir no segmento. A Pernod Ricard, por exemplo, lançou a Ceder’s, destilado zero álcool feito com quinze botânicos e perfil aromático próximo ao gin. A Diageo segue caminho semelhante com a Guinness sem álcool e o Tanqueray Zero. Segundo a empresa, o segmento deve representar 23% do crescimento total das bebidas para adultos nos próximos três anos.

No Brasil, surgem também propostas autorais, como o Lúcia, aperitivo não alcoólico feito com plantas adaptógenas e criado por mixologistas especializados em botânica, com foco em textura, amargor e complexidade sensorial, sem álcool.

“Essa tendência tem vários fatores. No pós-pandemia, a busca por saudabilidade cresceu muito. E as gerações mais novas bebem menos. O jovem dos anos 80 e 90 virava a noite, depois estudava de ressaca — hoje isso mudou completamente”, analisa Alê D’Agostino, do Coda.

Mocktail pode ser bem interessante, sim

A ideia de que um drink sem álcool é simples ou sem graça ficou no passado. Para acompanhar pratos e petiscos, ele precisa ter estrutura, amargor, acidez equilibrada e visual de coquetel.

“Antes, a opção sem álcool era basicamente uma caipirinha de frutas super doce com água com gás. Com o amadurecimento da coquetelaria, os mocktails também precisaram evoluir: menos açúcar, mais amargor, montagem em taça, garnish… tudo como um bom drink deve ser”, explica D’Agostino.

No Donna, o bartender Marcos Santos aponta outro protagonista desse movimento. “O mundo dos chás é imenso e traz complexidade incrível aos drinks sem álcool. Dependendo da infusão, nem se percebe que não há álcool na composição.”

O chef André Mifano confirma a percepção. “No restaurante, percebemos que havia um nicho quando alguns clientes elogiavam as versões sem álcool servidas no jantar.”

No Lassù, os números confirmam a tendência. “Hoje eles representam 15% das bebidas vendidas. É uma revolução oferecer um drink sem álcool que harmonize com a comida e acompanhe quem está bebendo”, afirma Ricardo Trevisani.

O fenômeno também chegou às pizzarias. “No fim de semana em que lançamos dois drinks zero álcool, um deles uma versão do Moscow Mule, quase 15% dos pedidos de bebidas foram mocktails. Eles são leves, refrescantes e harmonizam super bem com as pizzas”, comenta Gustavo Brunello, sócio da La Braciera.

Onde provar mocktails em São Paulo

O Carrasco

Virgin Grape Perrier com xarope de maçã verde, limão, suco de uva e Perrier.
Instagram: https://www.instagram.com/ocarrascobar

Donna

Versão sem álcool do Quela Caramella com xarope de melão, limão siciliano, água e espuma cítrica.
Instagram: https://www.instagram.com/restaurantedonna_

La Braciera

Ginger Mule e Tre Limoni, pensados para acompanhar as pizzas.
Instagram: https://www.instagram.com/labracierapizza

Pobre Juan

Juan Rouge com frutas cítricas, frutas vermelhas, gengibre, manjericão e tabasco.
Instagram: https://www.instagram.com/restaurantepobrejuan

Piccini Bar

Mojito sem álcool com hortelã, limão e água carbonatada.
Instagram: https://www.instagram.com/piccinibar

A Pizza da Mooca

Americano e Noce di Cocco, ambos sem álcool.
Site: https://www.apizzadamooca.com.br

Expedito Bar

Azedinho de Grenadine e Aluá de abacaxi com manjericão.
Instagram: https://www.instagram.com/expeditobar

Lassù

Ginger Fresh & Honey e Coringa.
Instagram: https://www.instagram.com/lassu_ristorante

Di Bari Pizza

Basilico Fizz e Arancia Fizz.
Instagram: https://www.instagram.com/dibaripizza

Coda

Apple Martini, Nero, Piña e Mimosa de Café.
Instagram: https://www.instagram.com/_codabar

Rabo di Galo

Aloá e Coral, ambos sem álcool.
Instagram: https://www.instagram.com/rosewoodsaopaulo

TAGGED:
Compartilhe este artigo