Mondial de la Bière 2025 encerra edição no Rio com recorde de público e aponta crescimento de 10%

Festival recebeu 40 mil pessoas em quatro dias, reuniu mais de 150 marcas e reforçou seu papel como plataforma cultural e econômica do Rio de Janeiro

Mondial de la Bière 2025 comprovou, mais uma vez, porque é o maior festival de cervejas artesanais da América Latina e um dos principais eventos culturais do calendário carioca. Realizado entre 11 e 14 de setembro, no Píer Mauá, o evento bateu recorde de público em todos os dias e recebeu mais de 40 mil pessoas, consolidando um crescimento de 10% em relação à edição anterior.

Além de celebrar a pluralidade da cerveja artesanal com música, gastronomia e ativações imersivas, o Mondial também gerou impacto econômico expressivo. Segundo o estudo Economia da Cerveja no Rio, elaborado pela Prefeitura do Rio, foram movimentados R$ 35,4 milhões na economia da cidade durante os quatro dias de festival — valor que inclui consumo dentro do evento, gastos turísticos e investimentos dos organizadores.

“O mercado cervejeiro é importante no país e tem crescido muito no Rio, porque é a cara do carioca. O prefeito também entendeu isso e, liderados por ele, fizemos o Reviver Rua da Cerveja, que está recuperando a Rua da Carioca: com bares de cerveja artesanal, nova requalificação urbana e proteção do patrimônio cultural”, afirmou Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

“O Rio de Janeiro reforça sua vocação cervejeira com mais uma edição do Mondial de la Bière, que integra o calendário oficial Rio o Ano Inteiro. Esse festival não só revela novos talentos e aquece o mercado local, como também movimenta o turismo e valoriza toda a cadeia cultural e gastronômica da cidade”, destacou Bernardo Fellows, presidente da Riotur.

Entre as novidades, estiveram a Estrella Galicia Experience, com open beer, e a Área Kids, que levou mais de 400 famílias ao evento no domingo. O festival reuniu mais de 150 marcas, entre elas Estrella Galicia, Hocus Pocus e Therezópolis, além do Brewteco Experience, que levou a alma dos botecos cariocas para dentro do Píer Mauá.

A programação também contou com shows de Toni Garrido, Rodrigo Santos, Moacyr Luz, Samba de Santa Clara e até stand up com Paulinho Serra, reforçando a proposta de diversidade cultural. Outro destaque foi a Rua da Cerveja, com apoio da Prefeitura de Niterói para promover cervejarias locais.

“O Mondial não é apenas um encontro de apaixonados por cerveja. É uma plataforma viva, que movimenta a economia, fomenta cultura e gera conexões reais entre marcas e público. Encerrar esta edição com recorde de público e resultados tão consistentes é a prova de que estamos no caminho certo”, afirmou Gabriel Pulcino, CEO do Mondial de la Bière.

Com recorde de público e impacto econômico, o Mondial de la Bière 2025 reforça seu papel como um dos principais eventos da cena cultural e cervejeira do Brasil, consolidando o Rio de Janeiro como um destino plural para grandes festivais.

TAGGED:
Compartilhe este artigo