Mocktail Movement espalha o brinde sem álcool por 11 cidades do Brasil

Movimento apresentado pela Monin celebra drinks criativos e sem álcool, com criações exclusivas em bares e restaurantes de norte a sul do país

Você não precisa de álcool para brindar com estilo. Ao menos é isso que provam os participantes do Mocktail Movement, um movimento nacional apresentado pela Monin, que chega à sua segunda edição promovendo a coquetelaria sem álcool como protagonista de novas experiências nos bares e restaurantes do Brasil.

Durante todo o mês de agosto, mais de 20 estabelecimentos em 11 cidades brasileiras vão apresentar drinks autorais e exclusivos sem álcool em seus cardápios. A ideia é mostrar que os mocktails — como são chamadas essas criações — podem ser tão complexos, elegantes e saborosos quanto qualquer coquetel tradicional.

“O futuro da coquetelaria é a criatividade – os mocktails não são os substitutos, mas os protagonistas de uma nova cena que valoriza sabor, técnica e inovação”, afirma Thiago Zanon, diretor comercial e de marketing da Monin Brasil.

Menos álcool, mais sabor

A proposta é atender um público cada vez mais interessado em bem-estar e equilíbrio, sem abrir mão de boas experiências sensoriais. E os dados reforçam essa tendência: segundo o relatório do IWSR, o segmento de bebidas com baixo ou nenhum teor alcoólico deve crescer entre 4% e 7% ao ano até 2028. E mais — os consumidores que bebem com menos frequência já são maioria em 15 dos principais mercados do mundo, incluindo o Brasil.

Esse movimento acompanha o avanço global do chamado “sober curious”, estilo de vida que incentiva uma relação mais consciente com o álcool, sem a obrigação da abstinência. Uma liberdade que se traduz no copo com cada vez mais opções sofisticadas e autorais.

“O Mocktail Movement é uma forma concreta de apoiar bares, restaurantes e bartenders no desenvolvimento de novas experiências, respeitando as mudanças culturais e de consumo”, explica Thiago. “Mais do que uma tendência, o movimento sem álcool representa uma nova mentalidade em torno do que significa celebrar, socializar e saborear”, completa.

Onde encontrar os mocktails

A lista de bares e restaurantes participantes inclui nomes em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Balneário Camboriú, Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Salvador, Goiânia e Brasília. Em São Paulo, por exemplo, participam casas como o 300 Sky BarBolovoDaisho e Iki. Já no Rio, entram no movimento o KatsuoZazáMuah e Vidah!.

Em todos os locais, os drinks são exclusivos, criados especialmente para o evento e pensados também para harmonizações surpreendentes com o menu da casa. Cada local estará identificado com os materiais do movimento.

Quer descobrir mais movimentos, drinks criativos e experiências que fogem do comum? A gente te mostra no Onde Beber.

TAGGED:
Compartilhe este artigo