IPA Day SP adota selo que valoriza cervejarias lideradas por mulheres

No dia 9 de agosto, o IPA Day São Paulo 2025 promete muito mais do que amargor no copo — promete atitude na estrutura. O festival, que celebra o estilo India Pale Ale com dezenas de rótulos potentes, será palco de uma iniciativa inédita: a adoção do selo “Eu Apoio Negócios Criados e Liderados por Mulheres”, destacando cervejarias comandadas por mulheres ou com protagonismo feminino na criação e gestão.

O selo faz parte do projeto “Criado por Elas, Liderado por Elas”, idealizado por Luiza Tolosa, fundadora da Cervejaria Dádiva, e foi lançado oficialmente em março de 2024. Agora, no IPA Day, ganha ainda mais força e visibilidade.

“A cerveja ainda carrega muitos estigmas; ver mulheres liderando projetos nesse estilo é altamente simbólico. O selo representa um passo concreto para reconhecer e fortalecer essa transformação, e o IPA Day, um dos principais eventos do setor, ao abrir espaço para essa conversa, ajuda a dar força ao projeto”, afirma Luiza Tolosa.

Divulgação Dádiva
Luiza Tolosa, fundadora da Cervejaria Dádiva
Dádiva Luiza Tolosa, fundadora da Cervejaria Dádiva

Potência não tem gênero

Além de celebrar a potência do lúpulo, o festival convida o público a refletir sobre estereótipos ainda presentes no universo cervejeiro.

“O gosto pela potência, seja no esporte, no cinema, na arte ou, claro, na cerveja, há muito tempo é associado ao universo masculino. Essa divisão nasce de um sistema patriarcal que separa tudo em ‘coisas de homem’ e ‘coisas de mulher’. Assim, vamos tecendo uma sociedade machista, desigual e injusta para todos”, analisa a empresária e cervejeira.

Ao todo, nove dos 40 rótulos presentes no festival recebem o selo. Entre as cervejarias participantes da ação estão: Dádiva, Japas, SBC, 2 Irmãs, Ruera e X Craft Beer.

“Temos o compromisso de ano a ano aumentar a representatividade das mulheres no festival, tanto nas opções de cervejas quanto nas atrações musicais, nas performances e dentre o público que já é quase 34% feminino,” explica Rafa Moschetta, idealizador e organizador do IPA Day SP.

O festival

Desde 2019, o IPA Day SP é realizado na capital paulista no formato open bar, com degustação livre de IPAs e água. Em 2025, ganha novo endereço e uma proposta ainda mais ampliada: será no Espaço Fabriketa, prédio histórico no Brás, com três praças musicais, intervenções artísticas e oito horas de degustação de cervejas artesanais.

Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do evento.

Se você quer brindar com mais sabor, mais consciência e mais representatividade, o Onde Beber tá aqui pra te mostrar onde isso acontece. Porque cerveja boa também se faz com protagonismo feminino — e isso merece ser celebrado com gosto. 🍻

TAGGED:
Compartilhe este artigo