Interior paulista domina etapa Sudeste da 5ª Copa Cerveja Brasil

As cervejarias do interior de São Paulo brilharam na etapa Sudeste da 5ª edição da Copa Cerveja Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). O anúncio dos vencedores aconteceu no último domingo (13), durante o festival promovido na Brass Brew, em São Paulo, marcando o encerramento da programação regional do projeto Conexão Cerveja Brasil.

Ao todo, 61 medalhas foram distribuídas entre rótulos das quatro unidades federativas da região. As cervejas vencedoras concorriam por estilo e também na categoria Best of Show, que premia os três rótulos mais bem avaliados da competição. Todas as medalhistas estão automaticamente classificadas para a final nacional, que reúne os melhores de cada região do país.

A grande campeã foi a Barnia Cyber-Fruit Kvas, da Barnia Cervejaria, de Bragança Paulista (SP), que conquistou o ouro no Best of Show. Com uma combinação de cupuaçu e jabuticaba biofermentadas e pão francês na mostura, a cerveja foi inscrita na categoria Field Beer, fermentada com levedura norueguesa Kveik Voss.

A medalha de prata ficou com a San Diego, uma Contemporary American-Style Pilsener da Cervejaria Pangea, de Vinhedo (SP), e o bronze foi para a Vemaguet 67 Reboque, uma bock da cervejaria Vemaguet 67, de Campos do Jordão (SP).

“É incomum vermos duas lagers entre as três melhores do concurso como é o caso da American Pilsner e da Bock, pois são estilos que tradicionalmente não recebem tanto destaque em concursos. Isso mostra a evolução técnica das cervejarias e o alto nível da competição”, afirma Juliana Behr, coordenadora da Copa Cerveja Brasil.

A etapa também trouxe destaque para a categoria French Session IPA, patrocinada pela Hop France, com duas premiadas. As cervejas vencedoras desta categoria concorrem a uma viagem à França para a colheita de lúpulo em 2026.

Os julgamentos aconteceram nos dias 9 e 10 de julho, na Academia da Cerveja, em São Paulo, com critérios técnicos e sensoriais. A lista completa dos rótulos premiados está disponível no Instagram da Abracerva.

Os julgamentos aconteceram nos dias 9 e 10 de julho
Os julgamentos aconteceram nos dias 9 e 10 de julho

Congresso técnico valoriza o mercado artesanal

Além da premiação, a programação da etapa Sudeste incluiu um congresso técnico gratuito, realizado no dia 10, também na Academia da Cerveja. O encontro teve apoio de entidades como SebraeGlobalfood, Hop France e Lallemand, e trouxe temas voltados à inovação e profissionalização do setor.

Foram debatidos assuntos como novas leveduras híbridas, cervejas sem álcool, controle de qualidade e tendências de bebidas não alcoólicas lupuladas. Para Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva, o evento vai além da premiação: “O Conexão Cerveja Brasil é mais do que o concurso. É uma plataforma de desenvolvimento para o setor. O congresso técnico é uma das ferramentas que usamos para levar conhecimento, provocar reflexões e estimular a profissionalização das cervejarias em todas as regiões do país”.

Próximas etapas da Copa Cerveja Brasil 2025

  • Etapa Norte
    📍 Belém (PA)
    🗓 Inscrições até 25 de julho
    🔗 Inscreva-se aqui
  • Etapa Sul
    📍 Local a confirmar
    🗓 Inscrições até 22 de agosto
    🔗 Inscreva-se aqui
  • Final Nacional
    📍 Local e data a confirmar
    🗓 Participam os medalhistas de todas as etapas regionais

TAGGED:
Compartilhe este artigo