As cervejarias do interior de São Paulo brilharam na etapa Sudeste da 5ª edição da Copa Cerveja Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). O anúncio dos vencedores aconteceu no último domingo (13), durante o festival promovido na Brass Brew, em São Paulo, marcando o encerramento da programação regional do projeto Conexão Cerveja Brasil.
Ao todo, 61 medalhas foram distribuídas entre rótulos das quatro unidades federativas da região. As cervejas vencedoras concorriam por estilo e também na categoria Best of Show, que premia os três rótulos mais bem avaliados da competição. Todas as medalhistas estão automaticamente classificadas para a final nacional, que reúne os melhores de cada região do país.
A grande campeã foi a Barnia Cyber-Fruit Kvas, da Barnia Cervejaria, de Bragança Paulista (SP), que conquistou o ouro no Best of Show. Com uma combinação de cupuaçu e jabuticaba biofermentadas e pão francês na mostura, a cerveja foi inscrita na categoria Field Beer, fermentada com levedura norueguesa Kveik Voss.
A medalha de prata ficou com a San Diego, uma Contemporary American-Style Pilsener da Cervejaria Pangea, de Vinhedo (SP), e o bronze foi para a Vemaguet 67 Reboque, uma bock da cervejaria Vemaguet 67, de Campos do Jordão (SP).
“É incomum vermos duas lagers entre as três melhores do concurso como é o caso da American Pilsner e da Bock, pois são estilos que tradicionalmente não recebem tanto destaque em concursos. Isso mostra a evolução técnica das cervejarias e o alto nível da competição”, afirma Juliana Behr, coordenadora da Copa Cerveja Brasil.
A etapa também trouxe destaque para a categoria French Session IPA, patrocinada pela Hop France, com duas premiadas. As cervejas vencedoras desta categoria concorrem a uma viagem à França para a colheita de lúpulo em 2026.
Os julgamentos aconteceram nos dias 9 e 10 de julho, na Academia da Cerveja, em São Paulo, com critérios técnicos e sensoriais. A lista completa dos rótulos premiados está disponível no Instagram da Abracerva.

Congresso técnico valoriza o mercado artesanal
Além da premiação, a programação da etapa Sudeste incluiu um congresso técnico gratuito, realizado no dia 10, também na Academia da Cerveja. O encontro teve apoio de entidades como Sebrae, Globalfood, Hop France e Lallemand, e trouxe temas voltados à inovação e profissionalização do setor.
Foram debatidos assuntos como novas leveduras híbridas, cervejas sem álcool, controle de qualidade e tendências de bebidas não alcoólicas lupuladas. Para Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva, o evento vai além da premiação: “O Conexão Cerveja Brasil é mais do que o concurso. É uma plataforma de desenvolvimento para o setor. O congresso técnico é uma das ferramentas que usamos para levar conhecimento, provocar reflexões e estimular a profissionalização das cervejarias em todas as regiões do país”.
Próximas etapas da Copa Cerveja Brasil 2025
- Etapa Norte
📍 Belém (PA)
🗓 Inscrições até 25 de julho
🔗 Inscreva-se aqui - Etapa Sul
📍 Local a confirmar
🗓 Inscrições até 22 de agosto
🔗 Inscreva-se aqui - Final Nacional
📍 Local e data a confirmar
🗓 Participam os medalhistas de todas as etapas regionais