Hop Growers of America anuncia a 5ª edição do Concurso de Melhores Cervejas Artesanais Brasileiras

Evento reúne 10 cervejarias finalistas de seis estados e reforça a conexão entre produtores de lúpulo dos EUA e cervejeiros brasileiros

A Hop Growers of America (HGA) acaba de anunciar a 5ª edição do Concurso de Melhores Cervejas Artesanais Brasileiras, uma celebração da criatividade, inovação e excelência técnica no setor. O evento vai reunir 10 cervejarias de seis estados, selecionadas por sua originalidade, habilidade técnica e uso inovador do lúpulo americano.

A cerimônia de julgamento será realizada no dia 21 de outubro de 2025, no restaurante e microcervejaria 3 Brasseurs, em São Paulo, franquia francesa conhecida por sua produção local e atmosfera vibrante.

“Estamos muito orgulhosos de sediar a cerimônia em parceria com a Hop Growers of America”, comentou Luciano Fialho, CEO da master franquia no Brasil.

Segundo Brooke Benner, coordenadora de programas da HGA, o Brasil é hoje o mercado mais dinâmico para o lúpulo americano na América Latina. “Este concurso mostra a versatilidade do nosso lúpulo e reforça o papel do Brasil como impulsionador da criatividade e da colaboração na indústria global de cerveja”, afirma.

A representante da HGA na América Latina, Katheren Moreira, destacou o caráter estratégico da ação. “O concurso comprova como o lúpulo americano impulsiona a inovação no cenário da cerveja artesanal brasileira, além de abrir caminho para parcerias de longo prazo”, diz.

O mestre de cerimônias será o chef Ronaldo Rossi, pioneiro na educação cervejeira e jurado internacional. Já a Academia da Cerveja coordenará e supervisionará o processo de julgamento ao lado da HGA, garantindo rigor técnico e credibilidade ao concurso.

Finalistas 2025

  • Cervejaria Vila Dionísio (SP)
  • Trilha Cervejaria (SP)
  • Cervejaria Astúcia (MG)
  • Haenschbier (SC)
  • Kairós Cervejaria (SC)
  • Alpendorf Cervejaria (RJ)
  • Cervejaria Brewto’s (SP)
  • Cervejaria BROWe (SP)
  • Insana Cervejaria (PR)
  • Cervejaria Dádiva (SP)

Brasil no mapa do lúpulo

Em 2024, o país importou US$ 38 milhões em lúpulo americano. Só em 2025, já foram 636,6 toneladas, avaliadas em US$ 12,64 milhões. A demanda crescente por ingredientes premium e estilos inovadores faz do Brasil um dos maiores mercados para o insumo no mundo.

Sobre o concurso

Criado para inspirar os cervejeiros brasileiros, o concurso desafia cada finalista a produzir uma Session IPA originalusando pelo menos duas das variedades de lúpulo americano: CTZ, Amarillo, El Dorado e Idaho 7. Cada cervejaria recebeu 40 kg de lúpulo para desenvolver seu rótulo exclusivo.

TAGGED:
Compartilhe este artigo