Iniciativa faz parte da plataforma Green Your City e é fruto do legado do Heineken Floating Bar, que destinou R$ 1 milhão para projetos de impacto socioambiental na capital paranaense
A Yattó, organização especializada em economia circular e logística reversa, acaba de inaugurar um mobiliário sustentável na Praça José Bório, em Curitiba (PR). A ação faz parte da plataforma de cultura e sustentabilidade da marca Heineken®, Green Your City, e é resultado direto do legado do Heineken Floating Bar— estrutura temporária criada pela marca para unir gastronomia, entretenimento e sustentabilidade, realizada entre os dias 8 e 24 de novembro de 2024 na Pedreira Paulo Leminski.
Com o apoio da Quintessa, aceleradora de impacto pioneira no país, a Heineken® destinou o lucro de R$ 1 milhão do bar flutuante para a criação de um edital voltado à implementação de soluções sustentáveis locais. A Yattó foi uma das três iniciativas selecionadas para atuar na cidade.
Nos últimos cinco meses, a empresa desenvolveu o programa Yattó Transforma em duas cooperativas curitibanas — ACAT e Ecofrank —, com foco na reciclagem e reaproveitamento de embalagens de baixa reciclabilidade, como cápsulas de café e pacotes de salgadinho.
Resultados e impacto
O impacto da ação foi expressivo:
- Mais de 24 toneladas de embalagens pós-consumo recicladas;
- Mais de R$ 28 mil em renda adicional gerada para catadores;
- Redução significativa do volume de rejeitos encaminhados a aterros sanitários.
Parte desse material foi transformado em um banco e uma lixeira instalados na Praça José Bório, mostrando de forma concreta o potencial de transformação de resíduos em recursos que beneficiam a comunidade local. A iniciativa foi acompanhada desde o início pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, que escolheu a praça para receber o mobiliário.
“Além de desviar materiais que iriam parar em aterros da região — que hoje enfrentam uma situação crítica de esgotamento — conseguimos evidenciar o poder da economia circular com uma ação voltada para a própria comunidade. Só neste projeto, retiramos do fluxo de rejeitos mais de 24 toneladas de resíduos pós-consumo, o equivalente a cerca de 5 milhões de embalagens. Mais do que números, isso mostra que é possível transformar problema em solução, resíduo em renda e impacto ambiental em legado positivo para a cidade”, afirma Luiz Grilo, diretor comercial e de marketing da Yattó.
“Além de experiências diferenciadas, queremos que cada projeto da Heineken® contribua com soluções reais e legados sustentáveis para as regiões em que atuamos. Apoiar a Yattó nesse programa nos permite mostrar, na prática, como a economia circular transforma resíduos em renda e impacto ambiental em benefício coletivo”, explica Lígia Camargo, diretora de sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.
“É uma ótima opção para dar destino final a materiais de difícil reciclagem, como alumínio e plástico. Através da Yattó conseguimos dar esse encaminhamento. Esse tipo de mobiliário poderia estar em outras praças da cidade. O QR Code no banco, com informações sobre sua origem, é uma verdadeira aula de educação ambiental para os moradores”, comenta Leila Maria Zem, diretora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba.
Heineken Floating Bar: experiências que deixam legado
O Heineken Floating Bar é uma estrutura itinerante que combina gastronomia, música e sustentabilidade em um ambiente flutuante. Todos os copos são reutilizáveis, e o espaço conta com acessibilidade e interpretação em libras, reforçando o compromisso com a inclusão.
O projeto tem caráter 100% social e sem fins lucrativos, destinando todo o lucro gerado a iniciativas sustentáveis nas cidades por onde passa. Em 2024, o bar esteve em Curitiba, no lago da Pedreira Paulo Leminski, e em parceria com a Quintessa, abriu um edital de apoio a projetos locais de inovação ambiental.
A edição anterior, realizada em São Paulo (2023), em parceria com a SOS Mata Atlântica, destinou seus recursos ao apoio de seis projetos voltados à recuperação da bacia do Rio Pinheiros.
Green Your City: cultura, sustentabilidade e impacto positivo
Green Your City é uma plataforma de sustentabilidade e cultura urbana criada pela Heineken®, com o objetivo de inspirar novos hábitos, regenerar espaços urbanos e apoiar a vida noturna sustentável.
Entre as metas da plataforma:
- Energia Verde: 50% dos pontos de venda da Heineken® em 19 capitais com energia renovável até 2030.
- Circularidade: 80% das embalagens de vidro retornáveis até 2030.
- Microflorestas: implantação de microflorestas urbanas em 19 capitais em parceria com o projeto Floresta de Bolso.
- Consumo Responsável: 10% da verba de marketing da marca é investida anualmente em ações de conscientização sobre o consumo de álcool.
Com o apoio à Yattó, a Heineken® reforça sua missão de deixar legados sustentáveis nas cidades por onde passa — unindo propósito, criatividade e compromisso ambiental.
📸 Créditos da foto: Oruê Brasileiro

