Evento celebra a diversidade das India Pale Ales com 17 subestilos e shows em três praças; novo espaço no Moinho Matarazzo traz experiência cervejeira e cultural ao centro de São Paulo
O IPA Day São Paulo já tem data, local e line-up definidos para sua edição de 2025. No dia 9 de agosto, o Espaço Fabriketa, no Brás, recebe um dos principais festivais do estilo mais querido da cena artesanal: a India Pale Ale. E as novidades vão muito além do copo.
Serão 40 rótulos, com 17 variações do estilo, incluindo 19 lançamentos inéditos. Do zero álcool ao exagerado teor de 12%, o evento promete agradar do curioso ao apaixonado. “Com amplitude sensorial, o festival mostra opções que variam em intensidade de amargor, perfil aromático e teor alcoólico, reforçando nosso compromisso de desmistificar a ideia de que toda IPA é amarga”, afirma Rafa Moschetta, idealizador do evento.
A mudança para o novo espaço também acompanha esse crescimento. O Fabriketa — edifício centenário tombado, que já foi o Moinho Matarazzo — será palco não só da experiência cervejeira, mas também de uma jornada pela cultura urbana. “Esta edição de São Paulo marca um novo passo na trajetória do IPA Day. Ampliamos nosso alcance, transformando o festival em uma plataforma de cultura urbana que conecta a cerveja artesanal com a arte e a diversidade das ruas”, completa Moschetta.
Três palcos, um único brinde
A programação musical será distribuída em três praças com propostas distintas:
- Praça Mendorato Movimento: com as bandas Canvas (reggae), Nokaos (ska punk), The Moon Riders (rock clássico) e Versão 2 (nu metal).
- Praça Rua: para ouvir Cucamonga (jazz Dixieland), Sweetgrass & Steel (rockabilly), Speedy Victor Duo (western rock) e Mother Trouble (rock alternativo), além de intervenções de artistas performáticos.
- Praça Muro: dedicada aos DJs que comandam a pista o dia todo.
Com open bar de cerveja e água liberada, o ingresso dá direito a 8 horas de festa e um copo colecionável, criado por um artista do grafite. Os ingressos estão à venda pelo site oficial.

Mais do que uma IPA
Entre os destaques da edição estão IPAs criadas por cervejarias renomadas como Dogma, Croma, Dádiva, Japas, Tarantino e Mafiosa. A lista completa inclui desde versões tradicionais como West Coast e American IPA, até variações ousadas como Cold IPA, Kveik IPA, Chiclete IPA e Black IPA.
O IPA Day Brasil nasceu em Ribeirão Preto em 2012, e desde 2019 tem uma edição paulistana exclusiva. A versão de São Paulo sempre acontece em agosto, acompanhando o calendário mundial do estilo — comemorado na primeira quinta-feira do mês. Os ingressos se esgotam todos os anos.