A Eisenbahn acaba de embarcar em uma nova fase no Brasil. E, como não poderia deixar de ser, entrou nos trilhos com força total. A marca brasileira de cervejas premium, fundada em 2002 e parte do Grupo HEINEKEN desde 2017, lança agora sua maior campanha de todos os tempos — com novo posicionamento, investimento recorde em marketing e uma locomotiva emocional que carrega histórias de esforço e celebração.
Batizada de “Locomotivas”, a campanha marca o retorno às origens da Eisenbahn, cuja identidade sempre esteve ligada à força e perseverança representadas pelo símbolo da ferrovia. “Você Merece uma Eisenbahn” é a nova assinatura que substitui o antigo “Tempo de qualidade merece uma cerveja de qualidade”, reforçando a ideia de que cada conquista pessoal merece ser brindada com uma boa cerveja.
Um novo momento da marca no Brasil
A campanha foi criada pela agência Ogilvy e estreou oficialmente no dia 16 de junho em TV aberta e plataformas digitais. Com 55% a mais de investimento em produção, mídia e experiência de marca em relação aos últimos dois anos, esse movimento visa reposicionar a Eisenbahn no mercado nacional e estreitar seu relacionamento com os consumidores.
“Queremos inspirar e estreitar o relacionamento com o consumidor, e, para isso, vamos convidá-lo a embarcar nessa jornada como uma locomotiva que desbrava o mundo, onde cada estação representa uma conquista. A nova campanha é sobre foco, intenção e merecimento. Uma iniciativa que define essa nova fase de Eisenbahn no Brasil“, afirma Igor de Castro, gerente sênior de Premium Brands do Grupo HEINEKEN.
O filme da campanha, dirigido por Rog Souza e produzido pela Tropical Film, é sensorial e narrativo. A peça transporta o espectador por diferentes momentos da vida, reforçando a mensagem de que o esforço diário é digno de comemoração.
Atitude, música e cerveja de verdade
A nova fase da Eisenbahn já vinha sendo construída desde o lançamento da Eisen Rock Station, uma plataforma de música que firmou a presença da marca em grandes festivais como Monsters of Rock, João Rock e o inédito patrocínio master do The Town. A trilha sonora que embala esse reposicionamento é o rock’n’roll, escolhido como expressão máxima de atitude, liberdade e busca por autenticidade.
“A música e a relação com o rock fomentam o espírito da ‘pessoa locomotiva’, por meio de uma atitude de liberdade, quebra de paradigmas e busca pelos seus objetivos. Estar nos festivais é um momento de celebração e o Rock traduz o espírito locomotiva e reforça as credenciais da marca“, completa Igor.
Além da conexão com a música, a marca tem levado experiências sensoriais para dentro dos eventos: hoje, a Eisenbahn oferece seis rótulos — Pilsen, Pilsen Unfiltered, American IPA, Session IPA, Pale Ale e Weizenbier — e tem apostado em levar estilos mais complexos, como a IPA, para festivais, tornando mais acessível a cultura da cerveja artesanal.
“Buscamos elevar a experiência do consumidor cada vez mais com o melhor da cultura cervejeira. Antes era incomum o acesso a diferentes tipos de cerveja em um festival. Hoje, levamos para o consumidor a oportunidade de curtir saboreando uma IPA, por exemplo“, diz Igor.
A essência no trilho certo
Para Mathias Almeida, diretor de criação executivo da Ogilvy Brasil, a campanha traduz com autenticidade a alma da Eisenbahn: “Neste novo momento da marca, encontramos um caminho para construir uma plataforma de comunicação que, claramente, tem muita propriedade porque nasce da essência da Eisenbahn”.
Com uma locomotiva no rótulo e outra no coração, a Eisenbahn se reinventa celebrando as conquistas do dia a dia. Porque, no fim das contas, cada pessoa que busca seus sonhos merece brindar com uma cerveja de qualidade.