Dia Nacional do Voluntariado: com apoio da Ambev, 80 organizações iniciam jornada de aceleração com formação e mentoria

Organizações de 22 estados brasileiros vão participar de ciclo de nove meses com trilha formativa, encontros presenciais, mentorias estratégicas e desenvolvimento de projetos práticos

Um novo ciclo de transformação social teve início neste mês: 80 organizações selecionadas pela Ambev deram largada à etapa de formação e mentoria do VOA — programa de voluntariado corporativo da companhia. Realizada em parceria com a Ago Social, a iniciativa contempla projetos de 22 estados brasileiros que atuam com empregabilidade, empreendedorismo, educação e geração de renda. Juntas, essas organizações já impactam mais de 230 mil pessoas em todo o país.

Nesta fase do programa, que terá duração de nove meses, os participantes terão acesso a videoaulas, encontros presenciais, mentorias estratégicas e ao desenvolvimento de projetos práticos.

“No início do programa, cada organização define, com o apoio do mentor, o seu grande desafio, já utilizando nossas ferramentas. A partir disso, todo o programa é estruturado para que as ações do plano estabelecido sejam colocadas em prática”, explica Thayna Nascimento, gerente de Impacto e Relações com a Sociedade da Ambev.

Nesta edição, o VOA também oferecerá conteúdo e suporte às organizações não selecionadas, além de manter um trabalho contínuo de mapeamento e engajamento das ONGs que já participaram em ciclos anteriores.

“Além de impulsionar as ONGs selecionadas, queremos ampliar as redes de apoio e a troca de saberes, promovendo ainda mais crescimento compartilhado em nosso ecossistema. Isso faz parte da nossa jornada de impacto: compartilhar conhecimento e multiplicar impacto, para que cada organização possa ir ainda mais longe”, complementa Thayna.

Para Alexandre Amorim, CEO e cofundador da Ago Social, a parceria reforça o papel do VOA como referência em aceleração de impacto:

“O VOA é um programa que já é uma grande referência em aceleração no ecossistema de impacto, e a Ago Social veio para trazer uma inovação metodológica ao direcionar a formação para organizações que impulsionam a inclusão produtiva no Brasil. É um programa que já demonstrou, na prática, gerar real transformação para todos os participantes — sejam os mentores voluntários da Ambev, as organizações participantes ou as pessoas atendidas por elas.”

Com esse novo ciclo, o programa reafirma sua vocação de potencializar o impacto social e contribuir para um ecossistema mais inclusivo e sustentável em todo o país.

TAGGED:
Compartilhe este artigo