Grupo de agricultores recebeu carta de conformidade em evento sobre boas práticas agrícolas
A Cooperativa Vinícola Garibaldi deu mais um passo importante em sua jornada rumo à produção agrícola segura e sustentável. Sete produtores associados receberam, no último dia 8 de julho, a carta de conformidade para o protocolo PFA – Primary Farm Assurance – pela certificadora internacional Global G.A.P., durante o evento “Caminhos para a Certificação GLOBALG.A.P.”, realizado no Parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).
Com essa nova etapa, a cooperativa passa a contar com 23 produtores certificados no protocolo que reconhece boas práticas agrícolas – 15 deles haviam sido contemplados no ano anterior. A meta é ambiciosa: até o final de 2025, 50 produtores devem estar certificados. “Quase todos já fizeram a adaptação. O que acontece é que você tem que adicionar os agricultores ano a ano, para colocá-los nos grupos de controle para receber as auditorias da certificadora”, explica Janine Basso Lisboa, da consultoria AgroDTech.

A base para esse avanço vem do trabalho iniciado em 2014 com o Programa Alimento Seguro Uva para Processamento (PAS Uva), que orienta produtores e vinícolas a adotarem medidas preventivas contra contaminações físicas, químicas e biológicas. O protocolo PFA foi considerado equivalente ao PAS Uva, permitindo que os agricultores integrassem gradativamente os grupos auditáveis.
Com sede na Alemanha, a Global G.A.P. é uma das certificações mais reconhecidas mundialmente em boas práticas agrícolas. O selo garante que a produção atende a critérios como segurança alimentar, respeito ao meio ambiente, saúde dos trabalhadores e rastreabilidade da cadeia produtiva. “Quando você participa de um programa de certificação, você tem essa chancela dizendo que a sua uva é segura, que o agricultor atua para minimizar a contaminação dela, que ele cuida do meio ambiente e dos trabalhadores”, reforça Janine.
Para o presidente da cooperativa, Oscar Ló, a conquista representa um reflexo do compromisso institucional com a responsabilidade e a excelência. “Produzir observando os cuidados nos campos social, ambiental e corporativo é produzir com o devido zelo para que vivamos em harmonia, fazendo o correto e praticando o bem para todos os nossos públicos”, afirmou.