Cooperativa Vinícola Garibaldi amplia número de produtores certificados pelo Global G.A.P.

Grupo de agricultores recebeu carta de conformidade em evento sobre boas práticas agrícolas

A Cooperativa Vinícola Garibaldi deu mais um passo importante em sua jornada rumo à produção agrícola segura e sustentável. Sete produtores associados receberam, no último dia 8 de julho, a carta de conformidade para o protocolo PFA – Primary Farm Assurance – pela certificadora internacional Global G.A.P., durante o evento “Caminhos para a Certificação GLOBALG.A.P.”, realizado no Parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).

Com essa nova etapa, a cooperativa passa a contar com 23 produtores certificados no protocolo que reconhece boas práticas agrícolas – 15 deles haviam sido contemplados no ano anterior. A meta é ambiciosa: até o final de 2025, 50 produtores devem estar certificados. “Quase todos já fizeram a adaptação. O que acontece é que você tem que adicionar os agricultores ano a ano, para colocá-los nos grupos de controle para receber as auditorias da certificadora”, explica Janine Basso Lisboa, da consultoria AgroDTech.

Produtores da Cooperativa Vinícola Garibaldi recebem carta de conformidade pelo Global G.A.P.
Produtores da Cooperativa Vinícola Garibaldi recebem carta de conformidade pelo Global G.A.P.

A base para esse avanço vem do trabalho iniciado em 2014 com o Programa Alimento Seguro Uva para Processamento (PAS Uva), que orienta produtores e vinícolas a adotarem medidas preventivas contra contaminações físicas, químicas e biológicas. O protocolo PFA foi considerado equivalente ao PAS Uva, permitindo que os agricultores integrassem gradativamente os grupos auditáveis.

Com sede na Alemanha, a Global G.A.P. é uma das certificações mais reconhecidas mundialmente em boas práticas agrícolas. O selo garante que a produção atende a critérios como segurança alimentar, respeito ao meio ambiente, saúde dos trabalhadores e rastreabilidade da cadeia produtiva. “Quando você participa de um programa de certificação, você tem essa chancela dizendo que a sua uva é segura, que o agricultor atua para minimizar a contaminação dela, que ele cuida do meio ambiente e dos trabalhadores”, reforça Janine.

Para o presidente da cooperativa, Oscar Ló, a conquista representa um reflexo do compromisso institucional com a responsabilidade e a excelência. “Produzir observando os cuidados nos campos social, ambiental e corporativo é produzir com o devido zelo para que vivamos em harmonia, fazendo o correto e praticando o bem para todos os nossos públicos”, afirmou.

Compartilhe este artigo