Buenos buenos! A Cervejaria Flagra, referência em cerveja artesanal em Riomafra e região, está prestes a completar 7 anos de trajetória em 2025. A marca que nasceu da paixão de dois irmãos hoje é reconhecida nacionalmente por sua qualidade e inovação no universo cervejeiro. Bora bora conhecer essa história de sucesso?
De TCC a ícone da cerveja artesanal
Tudo começou com um bate-papo despretensioso entre os irmãos Flávio e Thiago Souza. Inspirados a criar sua própria cerveja artesanal, eles deram o pontapé inicial como parte do TCC de Thiago, que estava se formando em Agronomia. Foi assim que, entre equipamentos improvisados e muita dedicação, nasceu a primeira leva de cervejas da Flagra.
Com o tempo, Thiago seguiu outros caminhos, mas deixou um legado de conhecimento cervejeiro que Flávio soube aprimorar com cursos especializados e muito estudo. Em 2018, ao lado do amigo Glaucio Vanderlinde, Flávio oficializou a primeira cervejaria artesanal de Riomafra. Foi o começo de uma história repleta de conquistas!
Crescimento e premiações
O sucesso da Flagra logo fez a demanda crescer, e com isso veio a necessidade de expandir a produção. De uma capacidade inicial de 3.500 litros por mês, a cervejaria agora produz impressionantes 50 mil litros mensais. Isso só foi possível com a construção de uma nova unidade, equipada para atender às necessidades do mercado.
E não faltam prêmios para atestar a qualidade da Flagra! Desde 2022, a cervejaria já conquistou 10 medalhas em competições renomadas, incluindo o Brasil Beer Cup, o maior concurso da América Latina, com duas medalhas de ouro em 2023 e 2024. Neste ano, levou mais três títulos no Concurso Brasileiro de Cerveja: ouro, prata e bronze. No Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, garantiu uma medalha de prata em 2025.
A celebração dos 7 anos
Para comemorar essa trajetória, a Flagra vai fazer uma grande festa no dia 10 de agosto. Flávio e Glaucio destacam que todo o sucesso só foi possível graças ao apoio dos consumidores locais: “Devemos tudo isso aos fiéis consumidores de Riomafra, que aceitaram o chopp artesanal e desmistificaram preconceitos. Vestiram a camisa junto com a gente.”
Roda a taça do chopp, porque a festa promete! E que venham mais muitos anos de cerveja artesanal de qualidade. Quer saber mais sobre a Flagra? Acompanhe a marca nas redes sociais e fique por dentro das novidades!