Cerveja Sol anuncia versão sem glúten e aposta em inclusão no mercado brasileiro

A cerveja Sol, marca premium do Grupo HEINEKEN, acaba de anunciar um movimento inédito no país: sua versão regular passa a ser produzida sem glúten e, pela primeira vez, ganha também uma opção em lata (350 ml), que será distribuída inicialmente nos estados do Paraná e Santa Catarina. As novidades chegam aos mercados em outubro e refletem uma estratégia clara de ampliação do portfólio e adaptação aos novos hábitos de consumo.

A proposta da marca é acompanhar o crescimento da demanda por produtos mais inclusivos e alinhados a estilos de vida equilibrados — uma tendência cada vez mais forte entre os consumidores brasileiros.

Sol sem glúten: mesma qualidade, mais possibilidades

Produzida nas unidades de Itu (SP), Igarassu (PE) e Ponta Grossa (PR), a nova versão sem glúten mantém as credenciais de sabor e frescor, com amargor de 15 IBU, e passa por um processo minucioso de retirada da proteína. A mudança é especialmente relevante para atender ao público celíaco ou com intolerância ao glúten — grupo que, segundo a Fenacelbra, reúne cerca de 2 milhões de brasileiros.

“Estar livre de glúten permite que a marca seja mais inclusiva, atendendo a uma demanda crescente por diversidade de opções no mercado. O mais importante é que as credenciais (qualidade e sabor) permanecem as mesmas. Deste modo, reforça-se também o posicionamento da Sol como uma cerveja moderna, leve e alinhada com os novos hábitos de consumo, sem renunciar à qualidade e ao sabor”, explica Renan Ciccone, diretor de marketing de premium brands do Grupo HEINEKEN.

A mudança acompanha o bom desempenho da marca no país, que já havia lançado em 2024 a Sol 0,0 — versão sem álcool, também sem glúten, com vitaminas B6, B9 e D2 e apenas 51 calorias.

Rebranding e planos para 2026

O movimento também marca uma nova fase visual da Sol. A marca apresenta identidade visual renovada, com embalagens redesenhadas e campanha global prevista para 2026, que incluirá presença nos principais pontos de venda, redes sociais e mídias OOH em todo o Brasil.

As alterações são parte da estratégia de expansão do Grupo HEINEKEN, que hoje reúne mais de 15 marcas ativas no país, incluindo nomes como Heineken, Amstel, Baden Baden, Eisenbahn e Lagunitas.

“A expectativa é que esse novo momento da marca gere um impacto positivo na demanda, tanto em sell-in (varejistas) quanto em sell-out (consumidor final), contribuindo diretamente para o crescimento de receita e o aumento da distribuição, em todas as regiões brasileiras, a curto prazo”, completa Ciccone.

Um passo importante para o consumo consciente

De acordo com o relatório Global Growth Insights, a busca por cervejas sem glúten no Brasil cresceu 20% nos últimos quatro anos, e a tendência é de alta contínua. Com 126 anos de história, a Sol reforça seu papel como uma cerveja que combina tradição, inovação e inclusão — e se posiciona como uma alternativa moderna para diferentes perfis de consumidores.

E se você quer continuar acompanhando de perto tudo o que mexe com o copo e com o comportamento, chega mais no Onde Beber. Por aqui, cerveja também é escolha consciente. 🍻

TAGGED:
Compartilhe este artigo