Cerveja e café com própolis são destaque na Feira de Alagoas

cerveja

Cerveja e café com própolis viram destaque na 1ª Feira da Agricultura Familiar de Alagoas

Já pensou em degustar uma cerveja pilsen com 4% de teor alcoólico que também oferece benefícios à saúde? Apelidada de enxamosa, essa inovação de Maceió combina própolis vermelha com cerveja artesanal, oferecendo propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e até auxílio na imunidade – e, segundo seus criadores, sem risco de ressaca.

O chopp, desenvolvido pela Uniprópolis (União dos Produtores de Própolis Vermelha de Alagoas) em parceria com uma cervejaria artesanal, foi uma das grandes atrações da 1ª Feira da Agricultura Familiar de Alagoas, realizada no Maceió Shopping de sexta-feira a domingo.

Sabores inovadores com própolis vermelha

Além do chopp, os visitantes do estande da Uniprópolis puderam experimentar o café com própolis vermelha em pó, que surpreendeu por não alterar o sabor nem o aroma da bebida. Outras novidades também chamaram atenção, como o mel com favo, o hidromel – uma bebida alcoólica milenar feita a partir da fermentação do mel – e até vinagre de mel, que oferece benefícios à saúde, como saciedade, e pode ser usado em saladas e molhos.

Diogo dos Anjos, representante da Fernão Velho, uma das associadas da Uniprópolis, destacou a receptividade do público aos produtos. “Quem experimentou comprovou a melhora na respiração e elogiou a criatividade e os benefícios das nossas bebidas”, afirmou.

Impacto da apicultura e meliponicultura em Alagoas

Gilberto Coutinho, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), elogiou a feira como uma vitrine para a apicultura e meliponicultura em Alagoas. Já Mário Agra, presidente da Uniprópolis, ressaltou a importância da agricultura familiar no estado, responsável por mais de 90% da produção de própolis e mel.

“Nossa meta é transformar essa atividade em uma economia robusta e não apenas vinculada a programas sociais. Estamos em 14 municípios e pretendemos alcançar 30 até 2025, duplicando a produção e explorando mercados internacionais”, explicou Agra.

Com iniciativas inovadoras e o apoio de eventos como a feira, a Uniprópolis avança na missão de colocar Alagoas no mapa global da apicultura sustentável.

Compartilhe este artigo