Iniciativas da Secretaria de Agricultura valorizam a produção artesanal e colocam a bebida no centro do mapa etílico do estado
São Paulo quer brindar à altura da sua cachaça. E está fazendo isso com duas ações certeiras: o II Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista – Edição 2025 e o lançamento da Rota da Cachaça Paulista, ambos organizados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). As inscrições para participar das duas iniciativas já estão abertas e seguem até o dia 15 de setembro.
O concurso, em sua segunda edição, tem como objetivo premiar as melhores cachaças produzidas em solo paulista, incentivando a qualidade, a inovação e o crescimento sustentável do setor. Afinal, além de ser o maior estado produtor de cana-de-açúcar do país, São Paulo tem cada vez mais protagonismo na produção da bebida que é símbolo nacional.
Já a Rota da Cachaça Paulista chega para ampliar horizontes. A proposta é mapear os produtores do estado, destacar suas histórias e transformar a bebida em um atrativo turístico. Os participantes farão parte de uma seleção especial para integrar roteiros oficiais, livros, vídeos e materiais promocionais do Governo do Estado — nos mesmos moldes das Rotas do Café e do Vinho. O levantamento inclui dados sobre os produtos, experiências na propriedade e características das cachaças produzidas.
Coordenado pela Casa Civil com apoio da Invest SP e das Secretarias de Turismo e Viagens, Agricultura, Cultura e Indústrias Criativas, o projeto reforça o compromisso de São Paulo com o fortalecimento do agro, a valorização da produção artesanal e o turismo rural.
Produtores interessados devem se cadastrar até 15/09/2025.
Dúvidas podem ser enviadas para: camaras.setoriais@sp.gov.br
📎 Acesse aqui:
Formulário de inscrição – Concurso da Cachaça
Formulário de inscrição – Rota da Cachaça Paulista
Bora colocar a cachaça no mapa e mostrar ao Brasil — e ao mundo — o que é que São Paulo tem? Mais notícias como essa no ondebeber.com.br.