Caio Paiva Lucena, da REVO Manufactory, conquistou o título nacional em Santos e disputará o Campeonato Mundial de Aeropress em dezembro
Entre cafés especiais, disputas acirradas e muita paixão pela bebida, o barista Caio Paiva Lucena conquistou o título de campeão brasileiro de Aeropress e agora vai representar o Brasil no Campeonato Mundial da modalidade, que será realizado em dezembro, na Coreia do Sul. A conquista aconteceu durante o Festival Santos Café, evento que reuniu profissionais do setor e apaixonados pela bebida no último fim de semana, no litoral paulista.
Caio tem 29 anos e começou sua jornada no mundo do café durante um intercâmbio na Nova Zelândia, onde trabalhou com máquina de espresso em um restaurante. De volta ao Brasil em 2019, participou da abertura de uma cafeteria e, no fim de 2020, passou a integrar a equipe da REVO Manufactory, em Santos. Após um período fora da empresa, retornou em 2024 como um dos baristas da casa.
O método que garantiu o título ao barista foi a Aeropress, um preparo manual que combina infusão com pressão, permitindo explorar diferentes perfis sensoriais. “Foi o meu primeiro método de preparo e tem um canto especial no meu coração. É muito versátil e possibilita inúmeras receitas, como vimos agora no campeonato”, contou Caio.

Durante a competição, ele superou 44 participantes, incluindo nomes conhecidos do cenário nacional. “Foi imensamente difícil e maravilhoso. Fui pela experiência de entender o que é competir e estar entre os melhores do Brasil. Agora, a expectativa para o Mundial é tentar trazer a melhor xícara que eu puder e agradar todo mundo”, disse ele.
Na REVO, Caio utiliza a Aeropress para ressaltar cafés com mais corpo e doçura, como o Karen Bermond, do Espírito Santo, conhecido por suas notas de frutas amarelas. “A gente se orgulha muito de ter profissionais como o Caio, que elevam nosso padrão de qualidade. O café faz parte da identidade e do DNA da REVO e ver essa dedicação por fazer bem é muito gratificante, afinal estamos na terra do café”, comenta Vinicius Gomes Ferreira, sócio-fundador da marca.
O campeonato nacional de Aeropress foi realizado pela primeira vez em Santos nos dias 12 e 13 de julho. “A vitória do Caio Lucena veio repleta de entusiasmo porque também homenageia a cidade. São dez anos deste Festival que divulga a cultura e a história do café em Santos. Agora o campeão brasileiro irá continuar essa jornada levando suas habilidades para o mundial na Coreia do Sul. Estamos na torcida”, disse Mariana Proença, organizadora do campeonato.