Dados Nielsen e Kantar confirmam liderança da marca, que aposta na Geração Z para ampliar conexões e manter crescimento
Presente em mais de 100 países e reconhecida mundialmente como o segundo licor cremoso mais consumido, a Amarula celebra 30 anos no Brasil consolidando-se como referência de sabor, qualidade e conexão entre gerações. Ao longo dessas três décadas, a marca não apenas moldou a categoria de licores no país, como também se tornou sinônimo dela.
Segundo pesquisa realizada em novembro de 2024 pela Kantar, Amarula é a marca mais lembrada pelos consumidores brasileiros de licor, ocupando a posição de Top of Mind da categoria. O mesmo estudo destacou o Brasil como o país onde Amarula possui sua maior força de marca no mundo.
Os números também reforçam essa posição: de acordo com a Nielsen (junho/2025), Amarula é o licor cremoso mais consumido no Brasil, com 15% de market share no canal moderno. A liderança é isolada, já que a marca possui quatro vezes mais participação que seu principal concorrente global histórico e supera, em volume, a soma de duas das maiores marcas locais emergentes.
Mesmo diante de mudanças de consumo e dos impactos da pandemia, Amarula manteve crescimento consistente: entre 2019 e 2024, registrou alta de 44% em volume no país, segundo a consultoria internacional IWSR.
Inovação e expansão do portfólio
A inovação teve papel central nessa trajetória. Em apenas cinco anos, Amarula expandiu seu portfólio de um para seis sabores no Brasil. Hoje, as extensões de linha representam 30% do volume nacional, a maior performance entre todos os mercados onde a marca está presente.
“O Brasil é o maior mercado para Amarula fora da África, nossa região de origem. Estamos orgulhosos de liderar a categoria no país há 30 anos e, agora sob a gestão do Grupo Heineken, temos um plano robusto de crescimento, com investimentos de marketing dobrados em 2025, com o objetivo de crescer 13% em volume comparado ao ano anterior”, afirma Gustavo Zerbini, Head Americas da Heineken Beverages International.
Conexão com novas gerações
Para 2025, Amarula reforça sua conexão com novas gerações por meio de campanhas com propósito, parcerias com influenciadores e ativações em eventos de média e alta energia. O objetivo é ampliar a experimentação e fortalecer vínculos emocionais que atravessam gerações, aproximando-se da Geração Z, público que vem impulsionando a retomada e o crescimento da categoria de licores.
Campanha “Coração de Elefante”
Esse esforço já está em andamento com a campanha Coração de Elefante, que reforça propósito, raízes e compromisso socioambiental da marca. A expectativa é que a ação contribua para um crescimento de vendas acima de 20% no período. Entre agosto e setembro, a cada garrafa vendida nas redes Carrefour, GPA e na Amazon, R$ 10 serão revertidos ao Santuário, apoiando a infraestrutura e os cuidados com os animais.
Com três décadas de presença no Brasil, Amarula reafirma sua trajetória de liderança e se projeta para o futuro como uma marca que equilibra tradição, propósito e inovação, pronta para continuar conquistando o paladar de diferentes gerações.

